sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Pra onde foi a coragem do meu coração?

''Quem me dera ao menos uma vez
Explicar o que ninguém consegue entender
Que o que aconteceu ainda está por vir
E o futuro não é mais como era antigamente.''

Estamos mortos. Todos mortos.
A família está falida, o casamento está falido, a igreja está falida, a escola está falida, a política está falida. O amor está falido.
Como diria Nietzsche, em sua frase mais mal interpretada da história, Deus está morto.
É incrível como a descrença atingiu essa sociedade do século XXI. Não falo de crença religiosa, falo de acreditar em si, no mundo, na vida.
Até acho compreensível que se tenha perdido a fé em muitas coisas, afinal de contas, poucas coisas ainda são verdadeiras. Coisas boas, porque as ruins tem sido verdadeiras até demais.
Acho compreensível, mas não aceitável. Não acho aceitável um adolescente de 15, 16 anos colocar um fone no ouvido e passar a aula toda assim e achar que tá tudo bem. Ou melhor, passar o dia todo assim e achar a coisa mais normal do mundo não ouvir nada que ninguém diz. Não acho aceitável essa necessidade de falar, falar, falar e não dizer nada. Não acho aceitável viver como se estivesse morto.
Onde estão as boas ideias? Elas existem, é claro. Mas cadê a vontade de compartilhar, de ver os olhos brilharem ao defender uma ideia?
O brilho nos olhos é cada vez mais escasso e por isso acho que estamos, se é possível, cada vez mais mortos.
Quando o despertador da humanidade vai tocar de novo? Será que só vamos acordar com o barulho dos tiros?
Gostaria de saber em quais corações se esconde aquele desejo de mudar o mundo que sempre foi próprio do jovem. Parafraseando Renato Russo, gostaria de saber quem roubou nossa coragem.


Luana H.



4 comentários:

  1. ÓTIMO.
    Todos os meus aplausos pra você!

    E, de coração, me questiono muito isso, mesmo não sendo bem no sentido que você vivenciou... Onde foi parar a vontade de agir, o interesse, a curiosidade das pessoas? Onde foi parar NOSSA coragem?
    Eu ainda tenho esperança que, de alguma forma, a recuperemos.


    amei.
    amo.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo!!!

    Pois é, onde estão os jovens que vivem com ideias novas para melhorar o "sistema" onde estão os jovens que se preocupam mais do que com o próprio umbigo e a música que está no mp3 dele?

    Adorei!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. ADOREI!
    Tambem ando pensando porque todos andam tão... mortos, sendo que há tanta vida por aí. Mas acredito em uma fase de transição, ainda vamos chegar num ponto melhor.

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. As boas ideias são muitas vezes asfixiadas pelo comodismo.

    Acho importantíssima a maneira como você coloca esse ponto, não como uma insatisfação sem base, mas como uma manifestação criteriosa e responsável sobre uma realidade.

    ResponderExcluir