sexta-feira, 29 de julho de 2011

Ninguém = ninguém

''Todas as mulheres que andam na moda são iguais.
Todas as experiências de sexo são iguais.

[...]
Todas as ações, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais.
Contudo, o homem não é igual a outro homem, bicho ou coisa.
Não é igual a nada.
Todo ser humano é um estranho impar''
Carlos Drummond de Andrade

Drummond é fantástico. Ele sim era um real ímpar. Glorioso ímpar. Saudoso também, é claro.
Pois bem. Tenho medo de muita coisa que eu tenho lido, sabe. Acho que estamos em uma época que todos temos receitas de sucesso para tudo. ''Como arrumar um namorado'', ''Como fazer sua vida mais feliz'', ''Como lidar com o tipo x de pessoa''. Ótimo. Estamos com todos os problemas resolvidos. ou não
Criamos um contrato inconsciente com a perfeição. Nos obrigamos a ler mil listas e nos sentirmos infelizes por não cumprirmos todas as cláusulas. Assinamos o contrato sem ler, meu amigo. E agora, José?
Claro, para muitas coisas nessa vida existem técnicas. Técnicas praticamente infalíveis, eu arriscaria. Mas e para o ser humano? Para lidar com pai, mãe, irmão, namorado, amigo, marido... Cadê essas técnicas realmente infalíveis?
Confesso que caio nessa armadilha com frequência. Vez em sempre me pego lendo esses blogs que dão mil dicas sobre relacionamentos. E não me sinto bem. EU FAÇO TUDO ERRADO!
Homens gostam disso desse jeito e mulher gostam disso de outro jeito. Eles estão mentindo se disserem que vão dormir. Elas fingem orgasmo. E metade do mundo vai levar como verdade. Ou dar um bom crédito a veracidade da informação. Assunto recorrente nessas listas é o sexo, obviamente. Em alguma coisa vamos nos sentir inseguros quanto a isso. Não importa o que for, a lista vai apontar o dedo no seu nariz e tentar te convencer que você não é sexualmente atraente o suficiente. Com toda aliteração que a acusação me permite.
O que fazer, como fazer, como olhar, como tocar o outro. Não estou dizendo que tudo é de se jogar fora, por favor.Mas e se o outro não gostar de nada disso? E se eu não gostar de nada disso?
Esses dias, nessas andanças no mundo dos conselhos amorosos, li um texto muito interessante no Papo de Homem. Com certeza vale a leitura!
Como ele diz no final, tesão pela vida, meu povo. O tesão pelo outro, do outro por você, vem na esteira.
Enfim, acho que o único ponto que eu quero chegar com isso é que o ser humano não tem receita que garanta o sucesso. Somos ímpares, como bem disse Drummond. Ímpares em sentimentos, ações, personalidade, gostos e, principalmente e felizmente, em pensamentos.

Luana H.

6 comentários:

  1. Você é ótima e esse texto do Papo de Homem também.
    E, sinceramente, se as pessoas parassem um pouquinho mais pra pensar, conseguiriam ver isso, ver o quanto são frágeis diante dessas "regras". E isso me inclui, obviamente.
    Quero lutar e me esforçar, dia a dia, não para absorver tanto mandamento, mas para refletir sobre o que ME importa, como te disse ontem =)
    E seu texto foi uma das coisas que me ajudaram a abrir os olhos ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente não temos esta receita, e talvez este seja o grande "lance" da vida!

    Gostei, viu!

    []s

    ResponderExcluir
  3. Adoro Drummond, e essa frase em especial é de uma sabedoria incrível: "Todo ser humano é um estranho impar".
    Ótimo post, Lu {posso te chamar assim?}

    Obrigada pela visita e carinho lá no blog. (:

    ResponderExcluir
  4. o mundo se padroniza.
    mas nada como você ser quem é, descobrir-se e assim tornar-se unico.

    ResponderExcluir
  5. E graças a DEUS somos ímpares! Coisa chata... eu não me namoraria nunca nessa vida. Haha!
    Lu, gosto como você coloca seus pensamentos de forma tão sincera que quase consigo ouvir sua voz (e que voz! rs)no texto.

    Saudades, querida!

    ResponderExcluir