quarta-feira, 29 de junho de 2011

Egoísmo. Oportunismo. Amor.

'' Mas quem tem coragem de ouvir

Amanheceu o pensamento
Que vai mudar o mundo
Com seus moinhos de vento...''


Quem não acompanhava o Contos e Confissões ainda não sabe de uma grande paixão que venho descobrindo: Sou professora.

Confesso que a profissão que escolhi me emociona muito e me inspira diversos sentimentos. Nobres ou não, o maior deles é o egoísmo.

Pois bem. Resolvi ser professora por puro egoísmo. Isso. Egoísmo puríssimo.

Egoísmo porque vejo neles traços dos meus colegas de escola, dos meus momentos de escola e, até mesmo, traços de mim mesma.

Egoísmo porque projeto neles o que eu fui, o que eu não fui, o que gostaria de ter sido...

Egoísmo por me sentir responsável, um pouquinho que seja, pelo futuro deles.

Profundamente egoísta porque quando vejo o desespero deles diante de uma prova ou um trabalho da escola, lembro que eu já passei por isso. E assim como eles, achei que nunca ia passar. E passou. Assim como tudo vai passar, menos as boas lembranças.

Egoísta ao ponto de procurar no rostinho deles semelhanças com o meu e pensar: Será que meu filho vai ser assim?

O amor de adolescente, o riso sincero da brincadeira de criança, a amizade que parece ser eterna, o companheirismo. Um egoísmo que me permite olhar de outro modo tudo isso, sabendo que já passei por aquilo e sinto muita saudade. Ou será inveja?

Oportunismo. Isso. Oportunismo. Aproveito-me da oportunidade de conviver com o fruto de nove meses de espera de outra mulher para experimentar um pouquinho da sensação de querer proteger e educar uma criança. Da vontade de querer aplacar suas dores, abraçar, ver o desenvolvimento, chorar de emoção nas apresentações. Experimentar um pouco, mas bem pouco mesmo, do que é ser mãe.

Não. É egoísmo mesmo. Egoísmo porque tiro deles a força para continuar, mesmo quando todas as vozes dizem que não vai dar certo.

Egoísmo do mais puro, e por que não do mais nobre também, porque tenho o sonho utópico de que as palavras levadas por meus alunos ainda vão mudar o mundo.


Luana H.


7 comentários:

  1. O poeta não morreu!

    E não morrerá enqnto houverem professores dedicados e apaixonados como vc..
    Parabens!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que coisa bonita. Isso sim é ter escolhido a profissão certa. Já pensei em ser professora tbm, de história, adoraria levar aos alunos coisas novas, inovadoras, que fossem além do quadro e do caderno. Mas, diferente de você, definitivamente sei que não é a minha vocação.

    :)

    ResponderExcluir
  3. Que lindo.
    Sério... Tenho certeza que você será aquele tipo de professora que os alunos respondem quando perguntam quem é a professora preferida :)

    Cê me inspira.

    ResponderExcluir
  4. parabéns.
    amar o que faz é meio caminho andado para o sucesso pessoal.


    bjsmeus

    ResponderExcluir
  5. Que lindo isso! E parabéns pela sua profissão, ser professora é algo lindo, ainda mais por motivos justos como esses.

    Bisous =**

    p.s: Citação linda no início do post.

    ResponderExcluir
  6. Encontrar alguém que ama o que faz e que procura transmitir isso a um mundo inteiro através de pequenos fragmentos é tão maravilhoso. Fico muito feliz por você. De verdade.

    ResponderExcluir
  7. Tanto tempo desde as primeiras trocas de visitas, sua escrita me encantou por tanto tempo, acompanhar as historias e seus "personagens"..

    eu mantive meio q vivo o meu blog desde aquela epoca, diminuindo os posts, mas tentando entre compromissos e outras coisas ir até no bonitashf e postar algo.

    As vezes penso que algo novo seria bom, mas tem mtas raizes la, fiz outros blogs em parcerias, mas ele é meu xodó rsrs

    vou acompanhar seu lindo blog novo.. e desejo sucesso nessa empreitada.

    estava com saudades de ser levado por suas historias ao lugar gostoso da imaginaçao

    beijos!

    ResponderExcluir